Central do aluno

CPF

Educação Monteiro Lobato

Nosso objetivo é proporcionar o desenvolvimento integral de crianças a partir de 4 meses de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando as ações da família e da comunidade, resultando num excelente preparo, rumo ao futuro! Escola Monteiro Lobato

Berçário

Idade: Crianças de 0 a 1 ano

Turmas: 12 crianças por turma

Para crianças de 0 até 1 ano de idade. Nesta fase a criança irá aprender a andar e falar, conhece o mundo pela boca. É também nesta fase que a criança começa a brincar e a interagir com outras crianças, deve ser estimulada a dividir o que é seu. No Maternal, a ênfase é para o desenvolvimento da coordenação motora da criança, bem como à música, às artes e ao desenvolvimento da linguagem, através de estórias, rodas e "conversas informais".

A Avaliação no sistema de educação infantil é semestral por diagnósticos e relatórios.

Maternal I Crianças de 1 a 2 anos

Turmas: 12 alunos por turma

Para crianças com dois anos completos ou a completar até 31/12, desde que já estejam caminhando.
Nesta fase a criança recentemente aprendeu a andar e a falar e assim começa a experimentar o mundo de uma forma muito excitante. É também nesta fase que a criança começa a brincar e a interagir com outras crianças, aprendendo a dividir e a repartir o que é seu.
A ênfase é para o desenvolvimento da coordenação motora da criança, bem como à música, às artes e ao desenvolvimento da linguagem, através de estórias, rodas e "conversas informais".

Maternal II Crianças de 2 a 3 anos

Turmas: 12 alunos por turma

Para crianças com três anos completos ou incompletos.

Um contato maior ou o primeiro com o letramento.

Nessa fase, as crianças já iniciam o seu aprendizado com um conteúdo bem definido. Planos didáticos semanais e uma multiplicidade de atividades para essa faixa de idade que objetivam prender-lhes a atenção, melhorar a autoconfiança, incentivando o gosto pelo aprendizado. As crianças exploram diariamente os 5 sentidos, manipulam objetos como o quebra-cabeças, simulam situações do dia-a-dia através de pequenas representações teatrais e interagem com a professora. Aprendem também a compartilhar seus sucessos e incertezas, desenvolvendo, assim, sua autoconfiança.

Pré I Crianças de 3 a 4 anos

Turmas: 20 alunos por turma

Para crianças com quatro anos completos ou incompletos.

Nesta fase, o programa de ensino ajuda a criança a desenvolver habilidades para uma futura alfabetização, fortalece a autoconfiança e o gosto por aprender. 
O programa educacional do primeiro período é baseado em uma balanceada mistura de aulas e brincadeiras pedagógicas, que são especialmente desenhadas para que as crianças sintam-se atraídas e motivadas pelo processo de aprendizado.

Pré II Crianças de 4 a 5 anos

Turmas: 20 alunos por turma

Para crianças com cinco anos completos ou incompletos.

Está é a fase onde se inicia a intensificação do preparo para que a criança curse o Ensino Fundamental com sucesso um ano depois. É o momento em que a criança mantém o gosto pelo aprendizado e prepara-se para um entendimento sério da comunicação escrita, lida e falada; Ela também começa apreender os conceitos matemáticos fundamentais, como classificação, numeração e ordenação; A criança nesta fase, aprende como a Ciência e a Natureza impactam o ambiente onde vivem; É Neste estágio que a responsabilidade como cidadãs sobre questões ecológicas começam gradualmente a serem passadas para a criança, afinal de contas, somos todos responsáveis pela saúde do planeta em que vivemos.

Além disso, a criança desfruta, ao longo do ano, de muitas oportunidades para desenvolver a criatividade nata que possui através de atividades como pintura, desenho e música. A parte física é também muito valorizada, várias atividades com o corpo são desenvolvidas nessa fase para que ela cresça saudável

1º Ano

Turmas: 20 alunos por turma

2º Ano

Turmas: 20 alunos por turma

3º Ano

Turmas: 20 alunos por turma

4º Ano

Turmas: 20 alunos por turma

5º Ano

Turmas: 20 alunos por turma

Nosso trabalho é em parceria com as famílias, e esse envolvimento é um dos fatores decisivos para o êxito no processo educacional dos alunos.

O ensino fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

Buscamos o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social e rumo ao futuro.

A proposta pedagógica está voltada para uma educação democrática, criadora e libertadora, visando o exercício da cidadania e para a aquisição do conhecimento de forma participativa e significativa para o aluno.

O Material didático – Editora Moderna é uma base de trabalho para a professora, mas tendo em vista que nenhum material é completo, continuamos sempre a busca por complementos. A complementação com projetos é uma marca da Escola onde visamos concluir os conteúdos e acrescentar aprendizados.

Avaliação diagnóstica e não punitiva

O método de avaliação é primeiramente através da observação, considerando as atitudes e comportamento dos alunos, pois o foco principal é conhecer o aluno e o meio social onde o mesmo está inserido.

Nossa média trimestral é 7,0 e as notas são definidas com aprovação da coordenação. É considerado a participação em sala, as tarefas, os trabalhos por disciplina e o resultado de uma avaliação.

Atividades Extras

Compreendemos que é na infância que se desenvolvem melhor as habilidades com a música e a arte, bem como os hábitos de leitura, esporte e respeito a natureza. 

  • IdiomasIdiomas
  • MusicalizaçãoMusicalização
  • Saúde: Higiene Bucal, Nutricionista, PsicólogaSaúde: Higiene Bucal, Nutricionista, Psicóloga
  • BrinquedotecaBrinquedoteca
  • VideotecaVideoteca
  • Atividades em HortaAtividades em Horta
  • Extra Curricular: Dança, Capoeira e FutsalExtra Curricular: Dança, Capoeira e Futsal
  • Passeios: pedagógicos e culturaisPasseios: pedagógicos e culturais